X

Vereador

 
Edson Alves dos Santos - Chorãozinho - PHS - 31

Mandato: 2017 - 2020

Cargo: Segundo Secretário

E-mail: vereadoredsonchoraozinho@cmpaicandu.pr.gov.br

Data e Local de Nascimento: 14/05/1975  - Tapejara - PR

Cônjuge: Maria Socorro

Filhos: Maria Luzia Queiroz Santos /Nayla Maria Queiroz Santos

 Profissão: Comerciante 

Filiação Partidária: DEM Democratas 

Atividades Parlamentares:

♦ Relator = Comissão de Educação, Saúde Pública e Assistência Social (2017/2018)

♦ Segundo Secretário (01/08/2017 - 31/12/2018)

 

Mensagem do Vereador:

 
 
 PROPOSIÇÕES 2017 - 2020
Requerimento 03-2020 - 18/02/2020 - Nilson, Adenísio e Edson
Indicação 089/20 em 20/10/20 - Edson Alves dos Santos
Requerimento 072/20 em 13/10/20 - Todos os Vereadores
Requerimento 065/20 em 29/09/20 - Edson Alves
Requerimento 062-A/20 em 29/09/20 - Edson Alves
Requerimento 052/20 em 11/08/20 - Edson Chorãozinho
Requerimento 049/20 em 05/08/20 - Rejeitado - Dolores, Nilson, Edson e Adenísio
Indicação 080/20 em 22/09/20 - Edson Chorãozinho
Indicação 077/20 em 08/09/20 - Edson Chorãozinho
Requerimento 059/20 em 08/09/20 - Todos Vereadores
Requerimentos 2020

Os Vereadores que abaixo subscrevem, regimentalmente, requer de Vossa Excelência, após aprovação do Plenário, com amparo regimental, requerem o ACATAMENTO DA DENÚNCIA protocolada nesta Casa Legislativa pelo Senhor Cosme Sena Ramos, o qual requer investigação quanto ao uso do dinheiro público no que tange ao contrato n° 059/2017, referente a prestação de serviço firmado entre o Município de Paiçandu com a Empresa Norte Agro Serviços Agropecuários Ambientais. Sendo assim, com fundamento no Art. 36 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, requer a instituição de Comissão Parlamentar de Inquérito, para no prazo de 90 (noventa) dias apurar os fatos narrados.

0 Vereador que abaixo subscreve, requer após aprovação do Plenário, o envio de Ofício aos Senhores BETO PRETO-Secretário de Estado da Saúde; GUTO SILVA-Chefe da Casa Civil; HAILTON JOAQUIM DE OLIVEIRA-Secretário Municipal de Saúde, requerendo a liberação de transporte aéreo, o mais rápido possível, ao paciente Benjamym Christopher Silva Cardoso, 1 ano e 8 meses, portador da doença Artogeipose múltipla congênita AMC, suspeita da freeman cheldon, residente na Rua Antonio Pacheco Filho, 299, Jardim Bela Vista lí, Município de Paiçandu, o qual, conforme solicitação médica, faz tratamento médico no Hospital Pequeno Príncipe na Capital do Estado, e, devido a gravidade da doença torna-se muito difícil o transporte rodoviário.

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer após aprovação do Plenário, o envio de Ofício ao Excelentíssimo Prefeito, Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, reiterando o Requerimento n° 037/2020, aprovado por esta Casa Legislativa, o qual requer seja expedido solicitação à Diretoria da Copei, requerendo seja informado as razões que justificam a queda constante de energia elétrica nos diversos bairros no Município de Paiçandu, tendo em vista, que este Vereador não estar convencido da resposta recebida por parte da Copei, pois a resposta não apresenta elementos que justificam a queda de energia.

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer após aprovação do Plenário, o envio de Ofício ao Excelentíssimo Prefeito, Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, considerando matéria, recentemente, veiculada pela Imprensa a respeito da reclamação de uma família de Paiçandu que afirma que foi retirado o corpo de um familiar do túmulo do Cemitério de Paiçandu e colocado no ossário municipal sem o consentimento da família, e, para a surpresa da família foi sepultado o corpo de outra pessoa no referido túmulo, ocasionando muita revolta na família devido total desrespeito do Poder Público Municipal.
Diante do exposto, o Vereador requer seja instaurada Sindicância com objetivo de investigar os fatos e adotar as medidas cabíveis para os devidos esclarecimentos, não só a esta família, mas também a muitas outras famílias que apresentaram reclamações semelhantes.

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer de Vossa Excelência, nos termos legais, considerando o seguinte:
O Prefeito Senhor Tarcísio Marques dos Reis, por ocasião de entrevista a uma Emissora da Rádio, recentemente, afirmou que foram construídas 350 (trezentos e cinquenta) Casas Populares no Município de Paiçandu, nesse sentido requer:
1- Seja informado do endereço das respectivas Casas Populares?;
2- Qual lista de inscrição foi seguida para a contemplação das Casas?;
3- Como o interessado deve fazer para conseguir a contemplação de uma dessas casas?;

Os Vereadores que abaixo subscrevem, regimentalmente, requerem de Vossa Excelência, requer em conformidade com o Art. 36 do Regimento Interno, após deliberação do Plenário, a INSTITUIÇÃO DE COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO, para apurar os fatos narrados na denúncia protocolada nesta Casa Legislativa pelo Senhor Diogo dos Santos, conforme cópia anexa.

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, requer de Vossa Excelência, após aprovação do Plenário, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS-Prefeito Municipal de Paiçandu, requerendo providência no sentido de realizar abertura de uma investigação interna na administração municipal referente ao crime de nepotismo que envolve a controladora do Município Senhora Márcia .

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer após aprovação do Plenário, o envio de Ofício ao Excelentíssimo Prefeito, Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, requerendo o envio da relação discriminada de gastos com diárias referentes ao ano de 2019.

Os Vereadores que abaixo subscreve, após a aprovação do Egrégio Plenário desta Casa Legislativa, com amparo regimental, Requerem a prorrogação de prazo da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, criada pelo Requerimento n° 03/2020, por um período de 30 (trinta) dias, haja vista, que os trabalhos foram prejudicados em decorrência da Pandemia Mundial do Covid-19, que a Presente casa Legislativa ficou sem expediente e atualmente está funcionando por meio período sem qualquer atendimento ao público, conforme Decretos n° 02, 03 e 04 todos de 2020, assim, inviabilizando diligências e outros atos necessários para a finalização da CPI.

O Vereador que abaixo subscreve, regimental mente, após aprovação do Plenário, requer de Vossa Excelência, nos termos legais, seja expedido ofício à Diretoria da Copei, requerendo seja informado a este Poder Legislativo as razões que justificam a queda constante de energia elétrica nos diversos bairros no Município de Paiçandu.

Requerimentos 2019

Os vereadores que abaixo subscrevem, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requerem de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS - Prefeito Municipal, requerendo sejam discriminados os valores gastos com recursos da venda dos terrenos nas seguintes obras:...

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, Prefeito Municipal de Paiçandu, requerendo nos termos da Lei Orgânica, seja informado o valor que o Executivo gastou com diária durante o ano de 2019, bem como, seja fornecido o valor pago em multas de trânsito durante o ano de 2019, referente a Veículos pertencentes ao Município

Os Vereadores que abaixo subscrevem, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requerem de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor RENATO MARIOTO-Secretário Municipal de Esportes, requerendo o seguinte:
1) . Os vereadores requerem saber qual o valor gasto pela secretaria municipal no período de 01/01/2019 até a presente data, onde foi gasto cada valor, especificamente com folha de pagamento e eventos esportivos?
2) . Os vereadores requerem ainda por escrito qual a razão de não liberar a van para os desportistas de Paiçandu representando oficialmente o município em um campeonato regional da Prefeitura de Quinta do Sol, visto que foi o único município que negou transporte?
3) . Quais incentivos a secretaria oferece aos desportistas? Isso estou falando de todas as modalidades, como por exemplo: Futebol, Futsal, Volei , Muay thai, Basket, Handboll, Jogos de tabuleiros, Grupos de Corrida, Skate e outros?
4) . Onde o secretario se encontra nos horários que não está no seu local de trabalho, visto que a frequência do mesmo é muito raro na sede da secretaria? Onde fica o acervo de material esportivo da cidade?
5) . Por qual razão a cidade é a única a não disputar nenhuma competição de categoria de base em todas as modalidades?

6) . Porque não está presente nos eventos esportivos da cidade (quando tem)? Esse ano de 2019 a cidade teve apenas dois eventos e nem no arbitrai o secretario esteve presente, foi somente na final para entrega de troféu.
7) O Ginásio de esportes vai ser entregue somente no ano eleitoral?
8) Qual valor que será arrecadado com as taxas das inscrições e se é possível realizar o Campeonato sem a cobrança destas taxas?

REQUERIMENTO Nº 119/2019, de Autoria dos Vereadores  Felipe Maia, Nilson Extrabom, Edson Chorãozinho, Adenísio e Dolores, requerem de Vossa Excelência, o envio de Ofício à Cohapar- Companhia de Habitação do Paraná, solicitando o fornecimento da Planilha com valores das metragens (especificadas) referentes à construção de Casas Populares, executadas pelo referido órgão na região de Paiçandu.

REQUERIMENTO Nº 100/2019 de Autoria do Vereador Edson Chorãozinho, requerendo, nos termos da Lei Orgânica do Município, seja informado a este Legislativo, quais as razões que justificam a realização da Festa das Nações na Praça Luzia Roberto Françozo, e, por quais motivos a mesma não foi realizada no Centro de Eventos, local apropriado para realização de Eventos.

Requer ainda, seja informado se foram consultados o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Associação Comercial e Industrial -Acip, para efeito de decidir o local da festa.

REQUERIMENTO Nº 096/2019 de Autoria do Vereador Edson Chorãozinho, 

requerendo, nos termos da Lei Orgânica do Município, seja cobrado providências da Empresa Terceirizada Coletora do Lixo, com relação ao seguinte:

Os coletores retiram os lixos das lixeiras domiciliares com muita antecedência deixando-os jogados no meio das ruas, atrapalhando o transito e permitindo que cachorros revirem e esparramem o lixo pelas ruas. É muito complicado, pois os coletores, procedem desta forma deixando o lixo exposto por até quatro ruas, até que passe o Caminhão Coletor.
 

REQUERIMENTO Nº 093/2019, de Autoria do Vereador Edson Chorãozinho,  requer de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor FLÁVIO ARNS - Senador, solicitando empenho para liberação de dois ônibus, para o Município de Paiçandu, sendo um com acessibilidade para ser utilizado pela Associação dos Pais dos Excepcionais de Paiçandu, Estado do Paraná.

REQUERIMENTO Nº 091/2019, de Autoria de Todos os Vereadores, requerendo, nos termos da Lei Orgânica, sejam efetuadas as convocações abaixo, a fim de que compareçam perante este Poder Legislativo Municipal, com objetivo de esclarecer sobre as obras de pavimentação asfáltica no Município de Paiçandu que estão em andamento, principalmente com relação às obras de pavimentação que se encontrão paradas.
Sejam convocados:

ANDRÉA CHOCIAY - Secretária Municipal de Obras;

GERENTE RESPONSÁVEL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL;

RESPONSÁVEIS DAS EMPRESAS EXECUTADORAS DAS OBRAS.

REQUERIMENTO Nº 089/2019, de Autoria do Vereador Edson Chorãozinho, seja agendado dia e horário, com a Associação Comercial e industrial de Paiçandu-Acip, com objetivo de ministrar cursos a jovens preparando-os para como se comportar na entrevista do primeiro emprego, visto que devido a falta de orientação muitos jovens perdem a oportunidade de serem empregados a partir da primeira entrevista devido a falta de dicas e orientações decisivas

REQUERIMENTO Nº 084/2019, de Autoria do Poder Legislativo, Os Vereadores que abaixo subscrevem, regimeníalmente, requerem de Vossa Excelência, após aprovação do Plenário, o envio de Ofício aos Senhores: TARCÍSIO MARQUES DOS REIS - Prefeito Municipal; Coronel José Carlos Graciano-Comandante do CRPM, e, Tenente Coronel Ademar Carlos Paschoal-Comandante da PM-Maringá, solicitando de ambos empenho junto ao Governo do Estado do Paraná, no sentido de elevar à condição de Companhia a Unidade Militar do Município de Paiçandu, Estado do Paraná.

Requerimentos 2018

REQUERIMENTO Nº092 /2018, de autoria dos Vereadores  EDSON ALVES DOS SANTOS, ADENÍSIO JOSÉ DA SILVA e DOLORES SOTO MARTINEZ ZAVATINI, requerendo nos termos da Lei Orgânica, sejam enviadas a estes as seguintes informações:

Considerando informação do Poder Executivo Municipal de que os recursos financeiros destinados à execução de PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA das Ruas dos Bela Vista I e II, e, Jardim Novo Horizonte e Pacaembu, requer seja informado para quando estão previstas o início das obras, visto que a população destas localidades insistem em saber tais informações, uma vez que foi anunciado a obra, e, nesse sentido é uma questão de respeito manter a população informada a respeito do andamento do projeto de iniciação da obra.

REQUERIMENTO nº 080/2018, de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, requerendo nos termos da Lei Orgânica, a expedição de Ofício à Gerência dos Correios de Paiçandu, solicitando a empenho no sentido de instalar uma CAIXA DOS CORREIROS na Avenida Vereador Silvio Alves, em frente a Papelaria Bela Vista, Jardim Pioneiros, com a finalidade de facilitar o atendimento àquela população afastada do Centro da Cidade.

REQUERIMENTO Nº 074/2018, de autoria dos Vereadores EDSON ALVES DOS SANTOS-CHORÃOZINHO e WESLEY RODRIGO ROSSIrequerendo o envio de Ofício à Diretoria da Empresa de Transporte Coletivo Cidade Canção-TCCC, solicitando o envio de cópia da decisão do Ministério Público, a respeito da Cobertura nos Pontos de Ônibus, em todo Município de Paiçandu.

Requerimento sob nº 072/2018, de autoria do Poder Legislativo Municipal, requeren do Presidente da Mesa Executiva,  após aprovação do Plenário, seja alterado o horário  da Sessão Ordinária do próximo dia 28/08/2018, para às 18h. Haja vista a realização da Sessão Solene às 19h, para outorga de Títulos de Honrarias aos Senhores:

1º Tenente Jefferson Thomaz de Carvalho – Cidadão Honorário de Paiçandu

Drº Mateus De Bona Ganzer – Cidadão Honorário de Paiçandu

2º Sargento Claudemir Paliari – Cidadão Benemérito de Paiçandu

3º Tenente-Aposentado Elson Manhães – Cidadão Benemérito de Paiçandu

Requerem de Vossa Excelência, após aprovação do Plenário, seja alterado o horário  da Sessão Ordinária do próximo dia 03/07/2018, para às 19h. Haja vista a realização da Sessão Solene às 20h, para outorga de Título de Cidadã Honorária de Paiçandu à Senhora Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha-Primeira Mulher Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Requerimento sob nº 040/2018, de autoria do Poder Legislativo Municipal de Paiçandu, requerendo o envio de Ofício ao  Senhor WILSON DE MATOS SILVA-Reitor da UNICESUMAR,  solicitando esforços para viabilizar a ampliação do POLO DE EDUCAÇÃO DO UNICESUMAR para o Município de Paiçandu, disponibilizado o maior número de Cursos.

REQUERIMENTO Nº 034/2018, de autoria do Poder Legislativo, requerendo do Senhor Presidente, seja transferida a Sessão Ordinária do próximo dia 1º de Maio de 2018, para às 20h do dia 02/05/2018.

Haja vista o recesso das atividades legislativas no dia 30/04 e o feriado no dia 1º/05/2018.

Requerimento nº 033/2018, de autoria do Poder Legislativo Municipal, requerem do Sr. Presidente da Câmara, após aprovação do Plenário, seja alterado o horário  da Sessão Ordinária do próximo dia 24/04, para às 19h. Haja vista a realização da Sessão Solene às 20h, para outorga de Título de Cidadão Honorário de Paiçandu aos Senhores Professor Wilson de Matos Silva e Professor Claudio Ferdinandi.

REQUERIMENTO SOB Nº 021/2018, de autoria do Vereador Edson Alves dos Santos, requerendo o envio de Ofício à Gerência da Copel solicitando seja informado a este Vereador as razões pelas quais as Lotéricas pararam de receber faturas da Copel. Esta é uma solicitação de toda população paiçanduense.

REQUERIMENTO Nº 09 /2018, de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, com amparo legal nos termos da Lei Orgânica do Munícipio no seu Art. 20, inciso XXV, §1º - “É fixado em quinze (15) dias, prorrogável por igual período, desde que solicitado e devidamente justificado, o prazo para que os responsáveis pelos órgãos da administração direta, indireta e fundacional do Município, prestem informações e encaminhem os documentos requisitados pela Câmara Municipal, na forma da Lei.” Requerendo do Senhor Prefeito sejam fornecidas a este Vereador as seguintes informações a respeito do Departamento de Fisioterapia do Município:

1-Fornecimento de cópia da lista de pacientes que esperam atendimento;

2- Quantos profissionais atendem e qual a carga horária de cada um?

3- Explicações sobre licença prêmio de profissional do Departamento

Requerimentos 2017

Requerimento sob nº 085/2017, de autoria dos Vereadores Edson Alves dos Santos, Nilson Ribeiro Chagas,  Carlos Antonio Batista-Carlos Itaipu, Adenísio José da Silva e Joel da Silva, requerendo, nos termos da Lei Orgânica do Município,  o envio de Ofício à Gerência do Banco Sicred, o  fornecimento de cópia integral do Contrato da Sanepar com o Banco Sicred de Paiçandu, referente ao recebimento de faturas de água.

                                                      

REQUERIMENTO Nº 083/2017, de autoria dos Vereadores ADENÍSIO JOSÉ DA SILVA, EDSON ALVES DOS SANTOS, DOLORES SOTO MARTINEZ ZAVATINI, JOEL DA SAILVA, CARLOS APARECIDO FENILLE-CARLOS DA BAND, CARLOS ANTONIO BATISTA-CARLOS ITAIPU E WESLEY RODRIGO ROSSI, requerendo, nos termos da Lei Orgânica do Município de Paiçandu, o fornecimento de Cópia Integral do Contrato nº 155/2017 - Processo Administrativo nº 243/2017 – INEXIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 57/2017, com a contratação da Empresa Baron & SERAFIN ADVOGADOS ASSOCIADOS, para a execução de serviços referentes para a reestruturação e desenvolvimento das áreas de saúde e educação (criação de Autarquia Municipal da Saúde e Autarquia Municipal da Educação) no Município de Paiçandu.

REQUERIMENTO Nº 077 /2017, de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, requerendo, com amparo legal nos termos da Lei Orgânica do Munícipio no seu Art. 20, inciso XXV, §1º - “É fixado em quinze (15) dias, prorrogável por igual período, desde que solicitado e devidamente justificado, o prazo para que os responsáveis pelos órgãos da administração direta, indireta e fundacional do Município, prestem informações e encaminhem os documentos requisitados pela Câmara Municipal, na forma da Lei.” Requerendo do Senhor Prefeito sejam fornecidas a este Vereador as devidas explicações a respeito do andamento do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas-PPP, com relação a parcerias para administrar a Saúde Pública no Município de Paiçandu, especificamente o antigo Hospital São José, onde atualmente funciona precariamente o Pronto Atendimento São José.

Justificativa:

A Lei nº 2538/2017, sancionada no dia 20 de Maio deste ano, foi aprovada por esta Casa Legislativa em regime de urgência urgentíssima, a qual permite o Prefeito Municipal fazer parcerias com instituições para administrar o antigo Hospital São José. Já passaram quase seis meses, e, infelizmente, até o presente, só se ouve discursos e mais discursos do Executivo dizendo que está tentando colocar em prática a referida Lei, contudo, a população está sofrendo “às mínguas” este descaso e não aguenta mais esperar. Torna-se urgente que seja priorizado este serviço no Município. Portanto este vereador quer uma resposta urgente, a fim de que possa repassar à população que tanto insiste em saber o porquê que ainda não se tomou providências quanto a melhorar o atendimento da saúde no Município de Paiçandu.

REQUERIMENTO sob nº 074/2017, aprovado por unanimidade pelo Plenário desta Casa Legislativa,  de autoria do Poder Legislativo Municipal de Paiçandu, solicitando envio de Ofício ao Senhor DRº WAGNER MESQUITA DE OLIVEIRA- Secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, requerendo seja agendada uma AUDIÊNCIA PÚBLICA no Município de Paiçandu, para que,  juntos, Poder Público e Sociedade, possam discutir medidas que levem a tomar   providências efetivas e necessárias para a atual situação de absoluta insegurança que estamos vivenciando em nosso Município. A situação está insustentável e a sociedade clama por medidas efetivas. Haja vista que estudos recentes demonstram que muitas das medidas para diminuir as taxas de crime e diminuir o sentimento de insegurança precisam, além de investimento nas/das polícias, envolvimento direto do executivo estadual e municipal na execução das políticas de prevenção e repressão ao crime. Justifica ainda, a existência da Penitenciária Estadual Maringá estar localizada na divisa entre os Municípios de Paiçandu e Maringá.

REQUERIMENTO sob nº 072/2017, aprovado por unanimidade pelo Plenário desta Casa Legislativa,  de autoria do Poder Legislativo Municipal de Paiçandu, requerendo o envio de Ofício ao Senhor JOÃO LUIZ GOLTZ DE ALMEIDA- Superintendente Regional do DER-Maringá,  solicitando seja determinado, em regime de urgência, a realização de serviços de reparos (tapa buracos), na PR 323, trecho que compreende a sede do Município de Paiçandu ao Distrito de Água Boa, haja vista que o trecho citado encontra-se bastante comprometido, o que vem oferecendo sérias dificuldades aos motoristas que por ali trafegam, podendo acontecer sérios acidentes devido a enormes buracos na pista. Os Vereadores requerem ainda, seja tomado providências quanto à retenção de água na pista nas imediações da Empresa Noma e Café Basa, sentido Maringá/Paiçandu, perímetro urbano de Maringá. Haja vista que a retenção de água escorre pela pista provocando risco de acidentes aos motoristas que trafegam por aquele local

REQUERIMENTO Nº 070/2017, de autoria dos Vereadores Carlos Cesar Martins, Carlos Antonio Batista, Adenísio José da Silva, Joel da Silva, Nilson Ribeiro Chagas, Dolores Soto Martinez Zavatini e Edson Alves dos Santos, requerendo expedição de Ofício nos seguintes termos: “requerendo o o envio de Ofício ao Senhor MARCIO PAULIK-Deputado Estadual, solicitando do mesmo empenho junto aos Órgãos Estaduais Competentes no sentido de conceder um VEÍCULO para a ASSOCIAÇÃO PAIÇANDUENSE  DE PROTEÇÃO E AMIGOS DOS ANIMAIS  DOMÉSTICOS – APPAAD, inscrita no CNPJ sob nº 28.152.001/0001-70,a qual, conforme seu Estatuto, tem como objetivo promover meios efetivos para reprimir os atos de abuso e crueldade praticados contra animais; colaborar com as autoridades para resolver o problema do animal abandonado em situação de risco, mantendo Lar Temporário  até a sua recuperação; apoiar a manutenção de Lar Temporário para acolhimento do animal em situação de risco e pós-cirúrgico; dar assistência médico-veterinária aos animais abandonados, assim como serviços de controle de população animal, através da prática de esterilização e castração; fazer cumprir, apoiada pelas autoridades competentes, os dispositivos da Lei nº 9.605/98 e demais leis e regulamentos Federais, Estaduais e Municipais,  na parte que ampara os animais; colaborar com as entidades e órgãos oficiais competentes no sentido de aprimorar a legislação e anteprojetos, contribuindo para a ampliação dos Direitos Universais dos Animais em harmonia com os seres humanos e com a natureza, dentre outras.

REQUERIMENTO sob nº 065/2017, de autoria do Vereador  Edson Alves dos Santos, aprovado por unanimidade nesta Casa Legislativa, requerendo expedição de Ofício ao Senhor VALTEIR GALDINO DA NÓBREGA - Gerente da Sanepar, Maringá, solicitando do mesmo seja agendada uma reunião com este Poder Legislativo Municipal, em dia e hora a ser previamente agendado,  a fim de tratar assuntos relacionados a locais credenciados em Paiçandu, para o recebimento de faturas vencidas da Sanepar, haja vista as muitas reclamações da população paiçanduense, inclusive considerando que por força de Lei Federal as Agências dos Correios não estarão mais recebendo as respectivas faturas.

REQUERIMENTO Nº 058/2017, de autoria dos Vereadores NILSON RIBEIRO CHAGAS, DOLORES SOTO MARTINEZ ZAVATINI, ADENÍSIO JOSÉ DA SILVA, EDSON ALVES DOS SANTOS, CARLOS APARECIDO FENILLE, CARLOS ANTONIO BATISTA, JOEL DA SILVA E WESLEY RODRIGO ROSSI, requerendo o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, Prefeito Municipal de Paiçandu, nos seguintes termos:

Considerando que em 28 de agosto de 2017, foi protocolada na Câmara Municipal de Paiçandu, uma denúncia, cópia anexa, de autoria do Senhor Cosme Sena Ramos, pelo fato de um funcionário público ter recebido R$-23.000,00 (vinte e três mil reais) de diárias dos cofres públicos municipais, requerendo, na oportunidade, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, os Vereadores abaixo subscritos, requerem o envio de informação detalhada sobre os fatos citados na denúncia, por se tratar Servidor da Prefeitura Municipal de Paiçandu.

Requerimento sob nº 044/2017, de autoria do Poder Legislativo Municipal de Paiçandu, nos seguintes termos: “o envio de Ofício à Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paiçandu, Senhora IVANIR OLEGÁRIO DA SILVA TOMÁS, requerendo seja informado nos termos da Lei Orgânica do Município, solicitando as seguintes informações:

1-      Informar se o referido Sindicato possui Veículo próprio;

2-      Se possui, informar a data de aquisição e valor pago:

   Informar a origem da compra, isto é de quem foi adquirido.”

REQUERIMENTO Nº 034/2017, de autoria do Poder Legislativo Municipal, requerendo o envio de Ofício ao Senhor JOÃO LUIZ GOLTZ DE ALMEIDA- Superintendente do DER-Maringá, solicitando do mesmo a realização em regime de urgência, de serviços de reparos na Rodovia Osvaldo Pacheco de Lacerda-PR 323, trecho que compreende Paiçandu ao Distrito de Água Boa, haja vista que as últimas fortes chuvas provocaram uma série de crateras na Rodovia, o que está colocando em risco a segurança dos motoristas que trafegam por aquela Rodovia”.

Indicações 2020

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS-Prefeito Municipal, indicando seja reativada a iluminação pública do Campo de Futebol do Jardim Bela Vista I Parte, neste Município.

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer após aprovação do Plenário, o envio de Ofício ao Excelentíssimo Prefeito, Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, indicando seja tomado providências junto a 15a Regional de Saúde, seja revisto o protocolo de atendimento a pacientes necessitados do APARELHO ELÉTRICO CONCENTRADOR DE OXIGÊNIO, haja vista que atualmente, após a emissão da receita médica, o familiar do paciente é obrigado a comparecer, pessoalmente, na Secretaria Municipal para os devidos protocolos. Ocorre que esse período de protocolo é muito demorado e burocrático. Sendo assim, o Vereador sugere seja revisto esse procedimento, com intuito de desburocratizar, a fim de facilitar o acesso aos pacientes.

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer após aprovação do Plenário,  o envio de Ofício ao Excelentíssimo Prefeito, Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, indicando a execução de melhorias na iluminação da quadra do Bela Vista I e da pista de caminhada em volta do Campo Bela Vista I.

O Vereador que abaixo subscreve, regí mentalmente, após aprovação^ do Plenário, requer de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, Prefeito Municipal de Paiçandu, indicando seja determinado o fechamento dos Mercados e Supermercados aos domingos, nesse período crítico de propagação do vírus da Covid-19 no Município de Paiçandu.
 

O Vereador que abaixo subscreve, regimental mente, após aprovação do Plenário, requer de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, Prefeito Municipal de Paiçandu, Indicando seja determinado, por meio de Decreto, que os Supermercados, Mercados e demais estabelecimentos de grande porte, sejam obrigados a medir a temperatura corporal (febre) de todos os clientes na entrada do estabelecimento, e que, apresentando temperaturas acima de 37,7 graus, o cliente seja orientado a procurar o atendimento médico.

Esta é mais uma das medidas a ser praticada, a fim evitar a contaminação pela Covid-19.

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, Prefeito Municipal de Paiçandu, Indicando seja cobrado da Empresa de Transporte Coletivo Cidade Canção -TCCC, sejam transportados nos Coletivos somente usuários sentados, bem como que o Município determine, por meio de Decreto, que por tempo indeterminado, não seja permitida o consumo de bebidas nos Bares, Lanchonetes e Similares, isto é, seja permitida somente a comercialização para as pessoas levarem para casas. Estas são medidas que ajudam a evitar a contaminação da Covid-19.

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS, Prefeito Municipal de Paiçandu, indicando estudos no sentido de implantar de 2 (dois) Telecentros sendo um no Parque São Jorge e outro no Jardim Itaipu, haja vistas que são bairros afastados do centro da cidade.

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS-Prefeito Municipal de Paiçandu, requerendo nos termos da Lei Orgânica, o envio de cópia do contrato do Município com o Estado do Paraná que contempla que a VIATURA DA ROTAM deve permanecer no Município de Paiçandu.

Os Vereadores que abaixo subscrevem, após aprovação do Plenário, requer de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS-Prefeito Municipal, indicando seja decretado obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção por todas as pessoas que estejam fora de casas, no âmbito do Município de Paiçandu, como uma das medidas de prevenir o contágio da Covid-19.

Os Vereadores que abaixo subscrevem, regimentalmente, requerem de Vossa Excelência, após aprovação do Plenário, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS-Prefeito Municipal de Paiçandu, indicando a execução de PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA na Rua Alcides; Domingos Ramos- Jardim Bela Vista I Parte, conforme solicitação dos moradores.
 

Indicações 2019

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS-Prefeito Municipal, INDICANDO

estudos junto à Fundação Municipal de Educação, a fim de que o aluno que cursou em determinado período tenha a garantia de matrícula no mesmo período e mesma Escola no ano vindouro, sem a necessidade de pais ou responsáveis terem que aguardar anormes filas para a garantia do período, isto é, que a renovação da matrícula seja automática no mesmo período

O Vereador que abaixo subscreve, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requer de Vossa Excelência, o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS-Prefeito Municipal, INDICANDO

Que a Secretaria Municipal de Educação faça estudos relevantes para que toda rede municipal de ensino receba a matéria de "ensino religioso".

indicando, seja determinado que o serviço de atualização do cadastro do SUS seja feito, também, nos Telecentros, a fim de facilitar o acesso da população e evitar grandes filas e a demora no processo de atualização

INDICAÇÃO Nº 142/2019, de Autoria do Vereador Edson Chorãozinho, indicando que o Município tome providências no sentido de cobrar a execução da "Lei que obriga que o proprietário a construir Calçadas", em frente à Distribuidora do supermercado Canção, localizado nas proximidades do Parque São Jorge do Município, bem como seja construída uma lombada nas imediações.

INDICAÇÃO Nº 134/2019, de Autoria do Vereador Edson Chorãozinho, indicando, seja cobrado da COPEL a execução de Calçada no trecho que pertence à Copei, na Rua Santo Gardinal, Jardim Verde, neste Município.

INDICAÇÃO Nº 133/2019 de Autoria dos Vereadores, Adenísio, Dolores, Edson Chorãozinho, indicando seja expedido Ofício ao Deputado Estadual DR° BATISTA, solicitando do mesmo a liberação de UM CAMINHÃO PIPA e UMA AMBULÂNCIA para o Município de Paiçandu

INDICAÇÃO Nº 126/2019 de Autoria do Vereador Edson Chorãozinho, indicando seja adotado na Fundação Municipal de Saúde o sistema de entrega domiciliar gratuita de medicamentos de uso contínuo aos pacientes idosos, acamados e pessoas portadoras de necessidades especiais, visando dar mais conforto e facilitar a vida dos pacientes que necessitam da medicação contínua. O Vereador sugere que a medicação seja organizada em caixas, individualizadas e lacradas nominalmente a cada paciente, e, por meio do serviço de motoboy sejam realizadas as entregas domiciliares.

INDICAÇÃO Nº 117/2019 de Autoria do Vereador Edson Chorãozinho, indicando seja solicitado junto ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), seja fornecida capacitação aos professores e funcionários das escolas e Cmeis da rede municipal de ensino, focando o treinamento sobre os primeiros socorros. Com objetivo de capacitar os funcionários como agir em situação de emergência em prol da vida da criança, enquanto a assistência médica especializada ainda não estiver no local.

INDICAÇÃO Nº 112/2019 de Autoria do Vereador  Edson Chorãozinho, indicando a realização de serviços de rebaixamento de luminárias na Rua Salvador Rodrigues e Avenida Orlando Tortolla, ambas localizados no Parque Industrial e Residencial Bela Vista, neste Município.

INDICAÇÃO Nº 098/2019, de Autoria dos Vereadores Carlos Itaipu e Edson Chorãozinho, indicando a execução de serviços de cascalhamento em todas ruas do Parque São Jorge, neste Município conforme solicitação dos moradores.

Indicações 2018

INDICAÇÃO Nº 148/2018, de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, indicando  a execução de uma LOMBADA ELEVADA na Rua José Bavato, 674, Jardim Pioneiros, haja vista que é uma rua de bastante movimento, principalmente em horários de Missas, de Catequese e dias de festa no Salão Comunitário da Comunidade Católica.

 

INDICAÇÃO Nº 146/2018, Os Vereadores que abaixo subscrevem, regimentalmente, após aprovação do Plenário, requerem o envio de Ofício ao Senhor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS-Prefeito Municipal de Paiçandu, indicando seja determinado que o CAMINHÃO destinado ao serviço de reciclagem, se possível seja utilizado no serviço de recolhimento de lixo, haja vista que a população está reclamando que não está acontecendo a contento o serviço de recolhimento do lixo alguns bairros.

INDICAÇÃO Nº 138/2018, de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, indicando  a execução de serviços de CONCLUSÃO DA OBRA da faixa elevada localizada na Avenida Campos Elíseos, em frente ao Complexo Esportivo, visto que está construída só de um lado da Avenida, dando segurança para o pedestre até o meio da Avenida, provocando sérios transtornos aos pedestres, pois a partir do meio da Avenida ele corre o risco de ser atropelado, haja vista que não existe a conclusão da passagem elevada.

INDICAÇÃO Nº 134/2018, de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, , considerando que o Município paga mensalmente os seguintes aluguéis:

a)    PRÉDIO ONDE FUNCIONA O LABORATÓRIO – R$-4.000,00 mensal;

b)    PRÉDIO ONDE FUNCIONA O ALMOXARIFADO – R$-4.648,50 mensal;

c)    PRÉDIO ONDE FUNCIONA A FARMÁCIA MUNICIPAL – R$-1.856,36 mensal.

O Vereador sugere sejam transferidos os atendimentos acima para Prédios Municipais, a saber:

a)    LABORATÓRIO PASSE A FUNCIONAR NO PRÉDIO DO ANTIGO POSTO DE SAÚDE DO JARDIM PIONEIRO, o qual está inutilizado;

b)    ALMOXARIFADO PASSE A FUNCIONAR NO CENTRO DE EVENTOS, visto que lá tem espaço suficiente;

c)    FARMÁCIA PASSE A FUNCIONAR  NO PRÉDIO DO ANTIGO POSTO DE SAÚDE DO JARDIM PIONEIRO, o qual está inutilizado.

O objetivo desta indicação é evitar gastos desnecessários à administração municipal, visto que temos repartições públicas que comportam o atendimento dos serviços acima citados, e, o mais importante traz um valor significante de economia mensal aos cofres públicos. Em época de crise, toda economia é importante, e, evita o corte de gastos onde é essencial e jamais pode acontecer.

INDICAÇÃO Nº 133/2018, de Autoria do Vereador Edson Alves Dos Santos - Chorãozinho, indicando a execução de serviços de melhorias na Rua Luiz Grubert, Jardim Bela Vista II Parte, requer ainda seja revista a rede de drenagem pluvial.

INDICAÇÃO Nº 130/2018 - de autoria dos Vereadores, Carlos Itaipu, Dolores S. Martinez Zavatini e  Adenísio José da Silva, indicando seja contratada uma OUTRA EMPRESA com a finalidade de refazer o laudo técnico para avaliar os direitos de recebimento do adicional de insalubridade e periculosidade dos Servidores Públicos Municipais de Paiçandu.

INDICAÇÃO Nº 120/2018, de autoria dos Vereadores EDSON ALVES DOS SANTOS e DOLORES SOTO MARTINEZ ZAVATINI, indicando a IMPLANTAÇÃO DA PADARIA MUNICIPAL, utilizando as máquinas, cilindros e fornos que o Município já possui, com objetivo de oferecer pães aos alunos da rede municipal de ensino (escolas e cmeis) e às pessoas atendidas por programas sociais do Município.

Com a implantação da PADARIA MUNICIPAL, seria possível reduzir os gastos com a alimentação desta natureza, e ainda garantir uma alimentação equilibrada e de qualidade aos nossos alunos e demais necessitados do Município.

Os Vereadores indica seja tomado providências urgentes, pois as Máquinas encontram-se paradas, bem como existem vários locais públicos disponíveis, inclusive um prédio recém construído no Distrito de Água Boa, também esquecido e em desuso, necessitando somente de uma iniciativa do Município. Sendo assim, o Vereador sugere que o Município faça parcerias com as Cooperativas ou outras Instituições existentes no Município, para que, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a implantação aconteça no período de um curto prazo.

INDICAÇÃO Nº 118/2018, de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, indicando estudos junto aos Setores Competentes no sentido de colocar placa com dizeres de proibição de som alto em frente a Igreja Matriz da Paróquia Jesus Bom Pastor, Avenida Vereador Silvio Alves, com os dizeres “PROIBIDO SOM ALTO NESTE LOCAL”, haja vista que muitos condutores de carros e motos ao passarem de frente a Igreja abusam da velocidade, da buzina e do som alto, incomodando e atrapalhando as pessoas que participam das Missas. Portanto, o Vereador solicita que além de colocar a placa solicitando o devido respeito, seja também, reivindicado junto à Polícia Militar, a realização de rondas Policiais nas imediações, principalmente nos horários das Missas.

INDICAÇÃO Nº 115/2018, de autoria do Poder Legislativo Municipal, indicando para que junto com a Secretaria Municipal de Educação, seja tomado providências urgentes e revisto totalmente a decisão de não atender, a partir de 2019, nos Cmeis em período integral.

Nós, vereadores, temos conhecimento que a decisão é judicial, contudo entendemos que devemos também nos sensibilizar com nossas mães e pais que não terão onde deixar seus filhos para trabalharem. Nós, Poder Legislativo e Executivo, representantes legais do povo paiçanduense, temos que reconhecer que a decisão de atender as crianças nos Cmeis somente meio período gerará para o Município um problema sócio econômico, pois,  muitas crianças que são atendidas pelos Cmeis não tem com o que se alimentar em suas casas. E isto vindo a ocorrer agravará mais ainda, pois muitas mães terão que deixar de trabalhar fora. Portanto, é necessário, a tomada de decisões paralelas: convencer as autoridades superiores e priorizar financeiramente a questão no sentido de adquirir espaço físico ou vagas particulares, a fim de num curto prazo resolver o problema.

INDICAÇÃO Nº 111/2018, de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, indicando seja determinado a execução de LOMBADA na Rua José Dorigão, Rua João Voltoline e Avenida Orlando Tortola, em frente ao número 385,  Jardim Bela Vista I Parte, bem como, indica estudos no sentido de alterar o trânsito de veículos (sentido de circulação) ao entorno da Praça existente nas proximidades da UBS recém inaugurada, com objetivo de melhorar o trânsito e evitar congestionamentos e acidentes naquele local.

Indicações 2017

INDICAÇÃO Nº214/2017, de autoria do Vereador ESDON ALVES DOS SANTOS, indicando seja tomado providências, o mais rápido possível,  no sentido de instalar alarmes de segurança em todos Postos de Atendimento-PA do Município de Paiçandu, com objetivo de garantir melhorias na segurança dos Prédios onde funcionam os Prontos Atendimentos do Município, evitando assim, o ocorrido recentemente no Posto de Atendimento do Jardim Pioneiros, onde aconteceu arrombamento.

INDICAÇÃO Nº 178/2017, de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, indicando, que a Farmácia Municipal não feche nos dias que é decretado recesso ou ponto Facultativos, tendo em vista, que a população não pode ficar sem remédio por muito tempo em decorrência de feriados prologados, principalmente para aqueles que fazem tratamento contínuo.

INDICAÇÃO Nº 174/2017 , de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, indicando a execução de serviços  no sentido de aumentar a altura do muro de todas Escolas e Centros de Educação Infantis Municipais, em especial do Centro de Educação Infantil Anísio Marconi, localizada no Jardim Santa Helena, neste Município, onde, no último dia 19, um indivíduo invadiu a referida Escola em pleno horário de aula, provocando pânico nos professores, funcionários e alunos.

O Vereador indica ainda, que o Município, elabore em regime de urgência, um Programa de Ação e Prevenção, com a finalidade de  garantir maior segurança dentro e no entorno das Escolas da rede Municipal de Ensino. Sugerindo que neste Programa de Ação seja contemplado por exemplo, a presença permanente de um porteiro nas escolas, com serviço de monitoramento eletrônico, bem como a criação de  uma Patrulha Escolar Municipal. Além de fazer uma parceria com a Polícia Militar local para a realização de rondas preventivas.

INDICAÇÃO Nº 176/2017 , de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, , indicando, que as apresentações culturais, como teatro, cinemas, artes cénicas, ou arte moderna e etc..., que envolvam crianças, que no conteúdo das apresentações tenham alguma parte erótica, nudez, pornografia, ou algum outro ato que fere a dignidade da criança, seja criado uma Comissão, formados por membro do Poder Executivo e membros do Poder Legislativo para avaliar, se a programação ou apresentação não fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90 - ECA), nem o Código Penal. Evitando assim, cenas como ocorreu agora no mês de setembro, na 35ª Mostra Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde mostrou crianças interagindo com homem nu.

INDICAÇÃO Nº 154/2017, de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, indicando a execução de uma LOMBADA na Avenida Ivaí, próximo à Borracharia Santa Rita, número 290, conforme solicitação de moradores das imediações.

INDICAÇÃO Nº 148/2017, de autoria do Poder Legislativo, indicando estudos junto às Secretarias competentes no sentido de incluir no calendário do Município que a primeira semana do mês de setembro de cada ano seja dedicada ao Projeto “Adora Paiçandu”, uma iniciativa da Ordem dos Pastores de Paiçandu. Esta é uma solicitação da Ordem dos Pastores e dos Senhores Juarez Brito e Pastor Hércules, ambos Presidente e Vice-Presidente do Projeto “Adora Paiçandu” e demais membros da Diretoria.

INDICAÇÃO Nº 147/2017, de autoria do Vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, indicando a execução de serviços de poda de árvores na Rua Irineu da Veiga, Jardim Bela Vista, em frente a Escola Municipal Antonio Linares, haja vista que os moradores estão reclamando que a ramagem das árvores está atrapalhando a iluminação naquele local.

INDICAÇÃO Nº 135/2017, de autoria dos Vereadores ADENÍSIO JOSÉ DA SILVA,  DOLORES SOTO MARTINEZ ZAVATINI, CARLOS ANTONIO BATISTA, CARLOS CESAR MARTINS, EDSON ALVES DOS SANTOS, JOEL DA SILVA, NILSON RIBEIRO CHAGAS E WESLEY RODRIGO ROSSI, indicando estudos junto às Secretarias competentes com objetivo de rever, isto é, proceder uma releitura do Piso Salarial dos Cargos Efetivos ocupados por Profissionais nas áreas da Assistência Social, da Saúde e demais Servidores em Geral.

Justificativa:

É urgente que o Município tome a iniciativa de valorizar os pisos salariais dos profissionais que ocupam cargos de carreira, haja vista que devido os salários não serem tão atraentes, o Município vem perdendo profissionais para outros Municípios que remuneram seus profissionais com melhores salários.

INDICAÇÃO Nº 133/2017, de autoria do Vereador EDSOM ALVES DOS SANTOS, indicando estudos junto ao Secretário Municipal de Saúde, no sentido de fornecer o vale transporte para os usuários do SUS-Sistema Único de Saúde que possuem a hipossuficiência de renda (pessoa em situação de vulnerabilidade social e econômica), as quais são encaminhados para a realização de exames e consultas aos Municípios de Maringá e Sarandi

INDICAÇÃO Nº 119/2017, de autoria do vereador EDSON ALVES DOS SANTOS, indicando a construção de uma LOMBADA ELEVADA  na Avenida Orlando Tortola, Parque Industrial e Residencial Bela Vista I, neste Município, nas proximidades da Escola Municipal Antonio Linares, haja vista que os motoristas abusam da velocidade naquele trecho.

VER TODAS