X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / FISCALIZAÇÃO
 
Vereadores cobram andamento das obras de pavimentação
 
14/02/2019
Fonte: Assessoria de Imprensa / Secretaria Geral
Crédito:

Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (12), parlamentares também questionaram atuação das empresas contratadas pelo Executivo

 

Os vereadores de Paiçandu debateram, durante a Sessão Ordinária de terça-feira (12), a situação de obras de pavimentação que estão em andamento no município e no distrito de Água Boa. Dois requerimentos sobre o assunto foram aprovados em plenário. Os parlamentares também questionaram a atuação das empresas Pá Ingá e Tefran, ambas pertencentes a um mesmo grupo empresarial, que frequentemente atrasam a execução dos serviços contratados pela Prefeitura de Paiçandu.

 

Em requerimento (11/2019) aprovado pela Casa, a vereadora Dolores Soto Martinez Zavatini (PSDB) pede esclarecimentos ao Executivo sobre a conclusão do asfaltamento da Rua Jandaia, no distrito de Água Boa. Em janeiro deste ano, o prefeito Tarcísio Marques dos Reis, o vice-prefeito Santo Gardinal, e o proprietário da empresa responsável pela obra visitaram o local. Na oportunidade, segundo a vereadora, eles se comprometeram a tomar medidas para que a pavimentação fosse concluída – o que ainda não aconteceu.

 

Zavatini também requer informações a respeito da Rua Floraí, na qual o asfaltamento está parado. O atraso da obra impacta negativamente no dia a dia dos moradores, que têm dificuldades com o trânsito. No mesmo requerimento, a vereadora ainda cobra informações da Prefeitura de Paiçandu sobre a pavimentação das ruas Mandaguari, Marialva e Maringá e da Avenida Bandeirantes.

 

Os parlamentares também questionaram a atuação da empresa Pá Ingá, sediada em Maringá, e contratada para a realização de várias obras em Paiçandu. No requerimento 12/2019, o vereador Adenísio José da Silva (Adenísio Benção/PMN) pede explicações sobre a retomada da pavimentação do bairro Jardim Santa Mônica. O edil quer saber se, pelo contrato firmado com o município, a empresa está com a responsabilidade de construir os coletores pluviais (bueiros).

 

Durante a discussão deste requerimento, o vereador Nilson Ribeiro Chagas (Nilson Extrabom/PHS) lembrou que a Pá Ingá pertence ao mesmo grupo empresarial que administra a Tefran, outra prestadora de serviços contratada pelo Executivo. Ele defendeu que a prefeitura haja de maneira mais enérgica com ambas as empresas, tomando as medidas necessárias para que as obras, especialmente as de pavimentação, tenham os prazos de conclusão respeitados. Ou, ainda, que a prefeitura analise a possibilidade legal para impedir o grupo empresarial de participar de novas licitações em Paiçandu.

 

A opinião foi endossada pelo presidente da Casa, Carlos Antônio Batista (Carlos Itaipu/Podemos), e pelo vereador Carlos César Martins (PDT).

 

APROVADOS

A Câmara também deliberou, na terça-feira (12), sobre um projeto de lei de autoria do Executivo e aprovou indicações e requerimentos sobre outros temas.

 

Os vereadores aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei 3087/2019, enviado à Casa pela Prefeitura, que altera dispositivos da Lei 1896/2008, sobre o Serviço de Acolhimento Familiar Provisório de Crianças e Adolescentes, denominado “Programa Família Acolhedora”. O projeto teve parecer favorável da Comissão de Justiça, Redação, Finanças e Tomada de Contas.

 

O plenário aprovou a indicação 06/2019, de autoria do vereador Carlos Aparecido Fenille (Carlos da Band/PP), solicitando a instalação de passagens elevadas na Rua Juvenal Maria Fernandes e na Rua Benedito Flávio Simões, nas proximidades da praça do bairro Jardim Monte Cristo.

 

Foi aprovada a indicação 08/2019, de autoria do vereador Nilson Extrabom, que pede a construção de lombadas na Rua Curitiba – uma em frente ao supermercado Bom Dia e a outra nas proximidades do último viaduto sob a rodovia PR-323 no sentido a Maringá. O edil pede, também, que o trânsito passe a funcionar em sentido único no local, considerando o risco de acidentes.

 

A vereadora Dolores Zavatini teve aprovada a indicação 10/2019, de autoria dela. Ela sugere que a Secretaria Municipal de Turismo passe a funcionar no prédio público recém construído no distrito de Água Boa, nas proximidades do cemitério. O distrito, defende Zavatini, tem o maior potencial turístico do município e vários projetos relacionados à área para serem executados.

 

O Legislativo aprovou a indicação 11/2019, dos vereadores Carlos Itaipu e Edson Alves dos Santos (Edson Chorãozinho/PHS). Os edis propõem a criação de um projeto de lei a fim de regulamentar a construção de muros com ângulos de 45 graus em terrenos de esquina. O objetivo é melhorar a visibilidade dos condutores de veículos em cruzamentos e, consequentemente, evitar acidentes.

 

Por fim, os parlamentares aprovaram o requerimento 12A/2019, de autoria do vereador Carlos da Band,  para expedição de ofício à Gerência Regional da Sanepar. O edil solicita o cumprimento da legislação com relação à execução de rede de esgoto em diversos locais do município, especialmente nos bairros mais antigos. Ele requer, também, que o Executivo cobre da Sanepar pagamento pelo desentupimento das fossas, ocasionado pela ausência do serviço da rede de esgoto.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» OITAVA SESSÃO ORDINÁRIA
» OITAVA SESSÃO ORDINÁRIA
» SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA
» SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA
» SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA
» SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA
VER TODAS