X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SESSÃO
 
Câmara aprova mudanças na eleição para diretores escolares
 
11/04/2019
Fonte: Secretaria Geral / Assessoria de Imprensa
Crédito:

Durante a sessão, vereadores também apresentaram uma série de reinvindicações para melhoria da Saúde de Paiçandu

 

Em sessão ordinária marcada por indicações e requerimentos voltados à melhoria da Saúde, os vereadores de Paiçandu também aprovaram alterações no processo eletivo de diretores escolares na rede municipal de ensino. O Projeto de Lei 3077/2018, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão, com dispensa da terceira. A assembleia, presidida pelo vereador Carlos Antônio Batista (Carlos Itaipu), também serviu para o debate de demandas do trânsito e da infraestrutura.

 

O PL 3077/2018 estabelece critérios para a escolha do cargo de diretor nas escolas e nos centros de Educação Infantil de Paiçandu. Antes de tramitar na Câmara, as mudanças foram discutidas em uma audiência pública organizada pelo Conselho Municipal de Educação. Quarenta e cinco dos 612 funcionários da Autarquia Municipal de Educação participaram da audiência. Desses, 35 votaram de maneira favorável à principal alteração, que delimita em dois anos o período para o mandato dos diretores escolares. O ocupante poderá ser reconduzido ao cargo por meio de reeleição, mas não poderá exercer a função por um período superior a quatro anos consecutivos.

 

Aprovada por unanimidade em plenário, a proposta segue agora para sanção do prefeito Tarcísio Marques dos Reis.

 

Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei 3107/2019, de autoria do vereador Wesley Rodrigo Rossi, que institui o dia 15 de dezembro como o “Dia Municipal da Economia Solidária”. A proposta recebeu dispensa de terceira votação e segue para sanção do Poder Executivo.

 


SAÚDE
Melhorias nos serviços municipais de Saúde foram reivindicadas pelos edis paiçanduenses. Dolores Soto Martines Zavatini, Carlos Aparecido Fenille (Carlos da Band), Alessandro Felipe Alves Kotsifas (Felipe Maia) e Adenísio José da Silva (Adenísio Benção) apresentaram indicações e requerimentos para a prefeitura.

 

Dolores indicou (043/2019) a contratação de profissional técnico em enfermagem para atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Água Boa. A vereadora indica, também, a construção de cobertura em frente à estrutura, com a instalação de bancos para melhor conforto aos pacientes que aguardam atendimento.

 

Carlos da Band e Felipe Maia indicaram (044/2019) que o Executivo estude a viabilidade de instalar uma extensão da Farmácia Municipal no interior do Hospital São José. O objetivo, segundo os parlamentares, é facilitar aos pacientes o acesso a medicamentos prescritos pela equipe da unidade. No mesmo documento, Band e Maia indicam extensões da Farmácia para o Jardim Pioneiros e para o Jardim Catedral, com funcionamento até as 21 horas.

 

Adenísio Benção indicou (048/2019) a compra de dois desfibriladores cardíacos para instalação nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os aparelhos auxiliam a reverter pacientes em quadro de arritmia cardíaca e, se utilizados em tempo hábil, previnem danos às funções cardíacas e cerebrais.

 

Ainda sobre a Saúde, Carlos da Band requisitou (047/2019) explicações sobre a indicação parlamentar 004/2017. O pedido, enviado ao Executivo, indica a implantação de um programa de treinamento direcionado a cuidadores e familiares de munícipes que tenham sofrido acidente vascular cerebral (AVC), sofram de doenças neurológicas como o Alzheimer ou, ainda, estejam acamadas e precisem de cuidados especiais. Conforme o vereador, com a execução deste projeto seriam oferecidas gratuitamente orientações psicológicas e fisioterapêuticas. 

 


TRÂNSITO E INFRAESTRUTURA
Durante a sessão, os parlamentares Edson Alves dos Santos (Edson Chorãozinho), Wesley Rodrigo Rossi e Nilson Ribeiro Chagas (Nilson Extrabom) apresentaram sugestões e pediram explicações à prefeitura sobre problemas relacionados à infraestrutura urbana.

 

Edson Chorãozinho (046/2019) indicou a necessidade de alterar a Rua José Faleiros Maia como preferencial, dado o constante registro de colisões e acidentes de trânsito. O vereador também indica tornar trechos das ruas Alberto Santos Dumont (em frente à Escola Municipal Professora Lucília Vicentini Ferrari) e José Bavato (em frente à Escola Municipal Vereador Anísio Marconi) em mão única.

 

Wesley Rossi indicou (045/2019) o recapeamento asfáltico da Rua Serra Dourada, no Jardim Ouro Verde. Ele também requereu (046/2019) da Secretaria Municipal de Obras informações sobre o projeto de pavimentação comunitária do Jardim Capital.

 

Nilson Extrabom requisitou (048/2019) informações sobre os serviços de limpeza em praças, pistas de caminhada, complexos esportivos, creches e escolas municipais. Ele questiona o motivo de o serviço ainda não ter sido intensificado, tendo em vista a contratação de funcionários por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

 

Ainda sobre conservação e limpeza urbana, Extrabom indicou (047/2019) estudos para a contratação de uma empresa que execute as ações estabelecidas pela Lei da Roçada. Conforme sugestão do vereador, o valor arrecadado com as multas seria revertido ao pagamento de tal empresa, conservando a cidade limpa.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» OITAVA SESSÃO ORDINÁRIA
» OITAVA SESSÃO ORDINÁRIA
» SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA
» SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA
» SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA
» SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA
VER TODAS