INDICAÇÃO Nº 152 /2017, de autoria do Vereador CARLOS CESAR MARTINS, indicando estudos no sentido tomar providências urgentes, junto ao Secretário Municipal de Saúde, com relação ao seguinte:
Dos fatos:
Paciente que precisa de uma Consulta Especializada está sendo obrigado a passar por duas vezes pelo médico clínico geral. Ocorre que os pacientes que passaram pelo Médico Clínico Geral e este solicitou encaminhamento para especialista, em tese Oftalmologista, após esperarem meses e meses pela consulta especializada, os pacientes estão sendo obrigados a passarem novamente pelo Médico Clínico Geral, com a justificativa de que o paciente tem que relatar o que de fato está acontecendo com ele. Ora, se o Médico Clínico Geral já havia solicitado anteriormente o encaminhamento ao Médico Especialista, é óbvio que este já percebeu que não é de sua competência proceder o tratamento. Esta prática é desrespeitosa e desumana, haja vista que os pacientes estão sendo obrigados a duplicar o tempo de espera por uma consulta especializada.
Fato este constatado por ocasião de ato de fiscalização por parte deste Vereador que deparou-se o fato acima relacionado.